Passeata pró democracia na Cinelândia traz de volta às ruas, mais de 10mil jovens

01/11/2008 at 2:39 am Deixe um comentário

O polêmico resultado das eleições municipais na cidade do Rio de Janeiro no último domingo motivou uma ação que relembrou o movimento dos “Caras-Pintadas”. Uma passeata intitulada “Movimento Pró-democracia” reuniu milhares de jovens pelas ruas do centro do Rio nesta sexta-feira, 31 de outubro. O pedido era unânime, a anulação da candidatura de Eduardo Paes (PMDB). Rumores de que o prefeito eleito teria feito boca de urna a seu favor e contra o seu adversário, e o decreto de ponto facultativo no dia seguinte à votação, feito pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, foi considerado um ato contra o candidato, Fernando Gabeira (PV), e motivaram a grande manifestação. A convocação para o ato começou na internet, em uma comunidade na rede de relacionamentos, Orkut, e ganhou rápida adesão de mais de 14 mil usuários. http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=74069409

A concentração começou, no início da tarde, na Cinelândia, que já foi palco de históricos protestos pela democracia e liberdade de expressão. A escadaria da Câmara Municipal de vereadores foi usada como palanque para organização da passeata e para as primeiras palavras de ordem. Os manifestantes pintaram os rostos de verde e amarelo, puseram nariz de palhaço e se vestiram de preto em sinal de luto, pelo que chamaram de morte da democracia no Rio. A caminhada partiu da Cinelândia em direção ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

A polícia militar acompanhou de perto a movimentação dos jovens estudantes, que seguiu de forma pacífica. Enquanto a onda de manifestantes seguia pelas ruas, pessoas surgiam das janelas dos prédios dando gritos de apoios e estendendo bandeiras pretas ou bandeiras do Brasil em sinal de aprovação ao movimento. Pedestres também voltaram a atenção ao ato e alguns chegaram a acompanhar a grande massa que seguia em direção ao TRE. Um abaixo assinado pedindo a revogação do resultado que elegeu Eduardo Paes circulou durante o protesto. Os participantes fizeram questão de salientar que o movimento é apartidário e aconteceu motivado pela insatisfação popular pelo que foi visto durante o processo eleitoral.

Em frente ao TRE, os manifestantes pediram justiça, o terceiro turno eleitoral e o fim dos esquemas de corrupção nos governos. Antes da entrega do abaixo assinado ao órgão, todos os manifestantes deram as mãos e cantaram o hino nacional, na intenção de reforçar o sentimento de liberdade e democracia que reivindicavam. A resistência do TRE em receber o manifesto provocou vaias e indignação. De acordo com os manifestantes, outras passeatas serão organizadas. “Vamos continuar até que nos ouçam”, gritou um dos líderes do movimento de cima do carro de som que acompanhava a manifestação.

Carolina Souza.
Estudante de Jornalismo e
Diretora de Reportagem do NUCOM.
Núcleo de Comunicação e Novas Mídias – UNICARIOCA.

Foto: Carolina Souza.

Foto: Perfil do Orkut “Eu não votei do eduardo paes”

Anúncios

Entry filed under: Unicarioca.

5º COMUNICAR – UNICARIOCA NO ARRR… TV UNICARIOCA no arrrr….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bianca Povoleri Produções

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: